5 dicas de como automatizar processos para aumentar a produtividade da corretora de seguros

Publicado em: 30/04/2018

5 dicas de como utilizar automação de processos para aumentar a produtividade da corretora de seguros

Sabe-se o quanto o tempo é precioso e caro atualmente. Mas mesmo assim, grande parte das empresas possui tarefas repetitivas, que precisam ser executadas inúmeras vezes. Por consequência, as empresas deixam de lucrar por gastarem várias horas de trabalho em processos desnecessários, pois poderiam ser automatizados.

Você já parou para pensar na quantidade de tempo que sua corretora de seguros gasta com essas tarefas repetitivas? A melhor alternativa para esse problema é a automatização de processos.

Mas o que é a automatização de processos?

A automatização ou automação, nada mais é que a substituição de processos manuais por sistemas informatizados, é basicamente trocar “o homem pela máquina”, tendo por consequência a redução de falha humana, aumento da produtividade e lucratividade, dentre outras vantagens que serão apresentadas a seguir.

Um exemplo extremamente simples de automação de processos é comparar um computador com impressora à uma máquina de datilografia: na máquina, é preciso escrever diversas vezes o mesmo texto para se obter várias cópias. Já no computador, você escreve apenas uma vez e escolhe quantas cópias automáticas deseja imprimir.


Uma maneira simples de entender uma automação
Uma maneira simples de entender uma automação de processo é comparar um computador com impressora à uma máquina de datilografia.

Com esse processo entendido, veja algumas dicas de como implantá-lo para aumentar a produtividade da corretora de seguros.

1. Comece por tarefas simples

Faça um levantamento na sua empresa das rotinas de tarefas que são feitas todo mês. Por exemplo:

– Controle de despesas;

– Pagamentos;

– Entradas e saídas de transações bancárias.

Esses são exemplos de tarefas que podem ser facilmente controladas por um software de gestão financeira. Além da sua empresa ter o controle sobre todos os gastos de modo centralizado, é possível agendar pagamentos automáticos de despesas fixas como água, luz e internet.

Com esse pequeno passo, seus colaboradores poderão focar em outras atividades que essencialmente requerem atenção humana (tarefas mais intelectuais), aumentando a produtividade da sua corretora de seguros.

2. Documente os processos realizados e alterados

Ao começar a automatizar uma tarefa, é interessante registrar a maneira como a mesma era desenvolvida de forma manual, para que mais tarde seja possível comparar o rendimento de antes e depois da implantação. Além das comparações, é possível efetivar melhorias contínuas nessa automação por meio da documentação, gerando assim maior produtividade, lucratividade, efetividade e impacto dentro do ambiente de trabalho.

3. Lembre-se que o tempo do seu cliente também é importante

Ao oferecer um serviço aos seus clientes, quanto menor o tempo que você gasta para dar uma resposta de qualidade, maior será a satisfação dos mesmos. Já parou para pensar quanto tempo demora para fazer o cálculo de um seguro em dez sites de seguradoras distintas? Esse tempo pode ser reduzido drasticamente com a automatização através de um multicálculo de seguros.

Automatizar o processo de cotação faz com que seus colaboradores tenham mais tempo para focar em novas vendas, além de conquistar o cliente pela eficiência, já que sua corretora vai apresentar o orçamento antes da corretora concorrente, veja o exemplo da Autoseg, que reduziu em 91% o tempo para realizar seus orçamentos.

15 Dias MaxCalc grátis

4. Demonstre a importância do seu cliente

Não deixe passar em branco datas importantes para seu cliente. Por meio de um sistema gerenciador para corretoras, pode-se manter o contato com ele. Através dessa ferramenta, é possível automatizar mensagens, por exemplo desejando um feliz aniversário ou ano novo por e-mail ou SMS, o que ajuda no relacionamento e fideliza ainda mais seu clientes.

Imagem1

5. Nunca deixe de capacitar seus funcionários

Seus funcionários são fundamentais para o crescimento da sua corretora. Toda mudança no trabalho, por mais simples que seja, afeta a todos. Apresente demonstrações, treinamentos e explicações claras sobre as possíveis melhorias trazidas pelas automações. E jamais se esqueça de incentivar e ouvir sugestões de todos, afinal vocês estão no mesmo barco.

Se você gostou dessa dica de gestão, pode encontrar muito mais no nosso ebook: Guia essencial para corretores de seguros.

 
Banner - Ebook como vender mais seguros 

Por Weverton "Carvalho"

Desenvolvimento

Começou? Termina! Com o Carvalho é assim, ele carrega uma determinação invejável em tudo o que faz. Vai entrar para ganhar e, mesmo diante das adversidades, não vai desistir da partida. Vai até o fim!
É com a ajuda dele que a equipe da Virtual segue sempre motivada para desenvolver sempre os melhores sistemas para os nossos clientes.

NEWSLETTERReceba Informações e dicas