5 dicas para formar uma equipe de vendedores de seguro de alta performance

Publicado em: 14/05/2018

5 dicas para formar uma equipe de vendedores de seguro de alta performance

Formação profissional, experiência e habilidades são características individuais de cada profissional, certo? Sendo assim, para aumentar a produtividade nas vendas, você deve formar uma equipe de vendedores de seguros especializada, com cada vendedor designado para a função que terá melhor desempenho com base em suas características.

Enquanto um vendedor comunicativo pode se sair extremamente bem na área de vendas por telefone, uma pessoa tímida pode não ter os melhores resultados em atividades como essa.

Mas cuidado, não estamos falando sobre criar rótulos para seus colaboradores, e sim sobre encontrar os talentos individuais de sua equipe e distribuí-los nas funções em que apresentem maior rendimento.

Para formar uma equipe de vendedores de seguros de alta performance, trouxemos 5 dicas importantes:

1 – Realize treinamentos de vendas buscando a alta performance

Muitas vezes, não basta um bom atendimento (leia-se boa comunicação e relacionamento) para fechar o negócio, é preciso ter domínio sobre o assunto, saber explorar as coberturas que seu cliente de fato precisa e utilizar argumentos convincentes para fechar a venda.

Cada um dos vendedores da sua equipe tem habilidades singulares, é seu trabalho saber como identificar, explorar e tirar o melhor desempenho de cada um. Para formar uma equipe de alta performance, você deve investir em treinamentos eficazes que estimulem a função e as habilidades de cada membro da sua equipe. Vendedores de seguro qualificados não só são mais ágeis na venda, mas também conseguem entender melhor as necessidades do cliente e sabem como satisfazê-las.

2 – Defina objetivos e metas para direcionar sua equipe

Quando não há objetivos coletivos e individuais norteando as vendas, o seu time pode acabar se sentindo desmotivado. Mas por outro lado, se existem metas claras e alcançáveis, eles passam a ter um norte para perseguir e fazer sua corretora de seguros gerar mais resultados.


Sem metas, nem você saberá quando ficar feliz pelos resultados da sua equipe de vendedores de seguro
Sem metas, nem você saberá quando ficar feliz pelos resultados da sua equipe de vendedores de seguro.
Imagem: aqusagtechnologies.com

É certo que você pode oferecer algum tipo de incentivo (como uma gratificação) para dar um empurrãozinho nas vendas, mas é necessário estar atento, pois a comissão deve ser vantajosa para ambas partes.

Conheça 3 processos de gestão para implantar na sua corretora de seguros imediatamente.

3 – Crie um ambiente de trabalho agradável

Para ter uma equipe de vendedores de seguro de alta performance, você precisa se atentar a alguns aspectos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia. Detalhes que vão tornar a sua corretora de seguros um local agradável para se trabalhar. Estamos falando de respeito e empatia.

O clima na organização deve ser agradável, porém é óbvio que devem haver regras e elas devem ser claras a todos. Além disso, é importante lembrar do conforto dos seus vendedores ao comprar uniformes, cadeiras, mesas e demais ferramentas de trabalho. Boas condições de trabalho são fundamentais para garantir ótimos resultados.

4 – Defina bem sua missão e sua visão para gerar engajamento

A formação de uma equipe comprometida ocorre também quando você define e compartilha a missão e a visão de sua corretora de seguros e se compromete em torná-las realidade.

A sua equipe deve estar alinhada aos compromissos da sua empresa para criar, falar e agir genuinamente, a fim de cumprir os esses objetivos. Isso dará a base que sua equipe precisa para melhorar o rendimento em busca do cumprimento da visão.

Uma ação simples, feita por diversas empresas, é a de “colar” suas missões e visões nas paredes do ambiente de trabalho, para que a equipe esteja em contato constante com as filosofias da empresa. Isso deve ser feito pensando em todos os membros da empresa e não só com a equipe de vendedores de seguro.

5 – Construa relacionamentos com base na confiança

Equipes de vendedores de seguro de alta performance agem com criatividade, inovação e comprometimento. Visam estabelecer relacionamentos baseados na confiança entre seus membros. Se algum problema abala essa confiança, ele deve ser resolvido o quanto antes, caso contrário, seus colaboradores podem reter as ideias, observações e questionamentos, que poderiam influenciar positivamente nos resultados da sua corretora. A longo prazo, essa situação resulta em uma perda importante de rendimentos.

Equipes de alto desempenho aprendem que os relacionamentos são profundamente baseados na confiança, associada à conversações autênticas, que geram cooperação, comprometimento e a coordenação espontânea necessária para alcançar a excelência competitiva. Quando sua equipe de vendedores de seguros não desenvolve esse relacionamento profissional, a troca de conhecimento se torna mais delicada e seus vendedores não assumem o risco necessário para, de fato, vender mais seguros.

Para gerenciar efetivamente os problemas de desempenho da sua equipe de vendedores de seguro, é preciso aprender a saber abordar os percalços pelo caminho. Aproveitar as oportunidades de estabelecer os compromissos e criar um planejamento para alcançá-los. Seguindo essas dicas você terá retornos mais rápidos em seus investimentos.

Com energia renovada para o trabalho, finalmente chegou a hora de colocar tudo em prática e vender mais seguros, para começar sugiro um 5W2H.

Temos mais dicas para vender mais seguros que você pode conferir no nosso ebook, basta clicar no banner abaixo.

Banner - Ebook como vender mais seguros

 

Gostou do artigo? Quer outras dicas do mercado de seguros? Acesse o blog da Virtual.

Por Felipe "" Alves

NEWSLETTERReceba Informações e dicas