Dicas de marketing para corretora de seguros no Facebook

Publicado em: 28/08/2017

Dicas para corretoras de seguros no Facebook

Existem diversas corretoras de seguros no mercado e é muito provável que você conheça inúmeros concorrentes diretos e indiretos na sua cidade. Também é muito provável que todos esses concorrentes se “pareçam muito” na forma de se comunicar. Mas o problema ocorre quando você também é um deles! Já parou para pensar se o marketing da sua corretora de seguros a torna única? Se a comunicação da sua empresa se diferencia dos concorrentes? Qual é o seu diferencial e como você o explora? Este pode ser um grande problema que impede você de vender mais seguros. Seus problemas podem não estar somente nas ações de marketing “off-line”,  mas também nas ações do seu marketing digital. E quando tratamos deste tema, é inevitável reconhecer a atual importância das redes sociais para as empresas, que cada dia mais procuram trabalhar sua imagem no Facebook da forma certa, visando atingir o público correto. E é sobre isso que falaremos hoje. Veja a seguir, as melhores dicas de marketing para corretora de seguros no Facebook.

Esteja no Facebook

O quê? Como assim, você ainda não criou uma página no Facebook para a sua corretora? Então corra e crie imediatamente. O Facebook tem quase 2 bilhões de usuários, e certamente seus clientes estão lá, indiferente do seu objetivo, você precisa estar no Facebook também. Lá é o lugar onde você poderá usar como um canal de relacionamento, tirar dúvidas, mostrar-se presente para o cliente, ou até mesmo para ter sua empresa encontrada, afinal, as pessoas utilizam o Facebook também como fonte de pesquisa. Uma empresa sem página no Facebook não tem a mesma credibilidade do que uma empresa com uma página de 5 mil curtidas, avaliações positivas e comentários de clientes engajados, por exemplo. Estes pequenos detalhes constroem uma imagem de marca muito mais forte para a sua corretora.

Você pode ir além do básico: a sua página empresarial no Facebook pode ter várias finalidades diferentes, mas dê o primeiro passo, crie a página do Facebook da sua corretora de seguros o quanto antes

Perfil pessoal x página comercial

Existe uma diferença no Facebook, que separa perfis de pessoas físicas e pessoas jurídicas. Para a sua empresa, você deve criar um perfil corporativo, também chamado de fanpage, que é diferente do seu perfil pessoal. Uma página comercial conta com ferramentas específicas que permitem impulsionar sua publicações por meio de posts patrocinados, por exemplo. Assim, você pode utilizar o Facebook como um anunciante, segmentando seus anúncios para um público específico. Muitas vezes, esta segmentação tornará seu anúncio mais assertivo do que um anúncio em uma rádio ou outdoor, por exemplo.

“Ok, eu já tenho uma página no Facebook, mas e agora, o que eu faço?”

Agora que sua corretora de seguros já está no Facebook, você precisa definir qual será a estratégia seguir na rede social. Existem várias possibilidades, você pode usá-lo como um canal de relacionamento e suporte ao cliente, agendamento de reuniões, ou até mesmo para o envio de propostas e orçamentos. Muitas estratégias vão além de somente uma página no Facebook e estão atreladas a outras ferramentas disponibilizadas no vasto universo do marketing digital, como por exemplo uma estratégia de publicação de conteúdo em blogs e utilização do Facebook como canal de divulgação, ou até mesmo utilizar a plataforma com a finalidade de captar leads para a corretora de seguros. Decidir qual será sua estratégia no Facebook é o passo mais importante, que definirá os caminhos da sua corretora no mundo digital.

Inspire-se nas seguradoras

Não há o menor problema em você procurar referências em páginas das grandes seguradoras, onde o conteúdo abordado pode se adaptar muito bem para uma corretora. As seguradoras não são suas concorrentes, pelo contrário, são suas parceiras, portanto, pesquise como as maiores seguradoras se comportam no Facebook, como se comunicam com seu público e de que forma você pode extrair esta estratégia e aplicar na sua empresa. Cuidado: inspiração é diferente de plágio. Copiar conteúdo, além de ilegal, irá denegrir a imagem da sua empresa.

Publique coisas relevantes

Seja interessante para a sua audiência

Seja interessante para a sua audiência. Para isso você precisa dominar o assunto e ser
pelo menos um pouquinho “descolado”. Imagem: conteudo.imguol.com.br

Seus seguidores querem receber conteúdo interessante. Se eles estão seguindo sua página, é porque esperam que você faça boas publicações sobre a área que a sua empresa atua. Eles querem saber de que maneira sua corretora de seguros vai melhorar a vida deles. Muito além de anúncios institucionais, você pode explorar um vasto universo sobre seguros, seja de vida, de automóvel ou imóvel. Dê dicas pertinentes sobre o assunto que sua empresa domina para fazer com que sua audiência tenha certeza de que vale a pena estar te seguindo.

Converse com sua audiência de forma humanizada

Saber conversar com o cliente é essencial no atendimento “cara a cara” e o mundo digital funciona da mesma forma. Em sua página no Facebook, converse com seus clientes utilizando uma linguagem humana e, até certo ponto, informal. Evite utilizar termos técnicos em excesso e uma linguagem robótica. A comunicação da sua corretora de seguros deve ser simplificada e humanizada, assim o consumidor se sentirá mais confortável para tirar dúvidas e, consequentemente, contratar seus serviços. Importantíssimo: evite ao máximo os erros de Português, utilize algum revisor de textos (pode ser até mesmo o Microsoft Word) e esteja sempre atento a quaisquer errinhos possíveis

Faça da sua página no Facebook um bom canal de atendimento

Nada de pedir para seu cliente entrar em contato por telefone ou enviar um email. Se alguma dúvida, solicitação ou reclamação surgiu no Facebook da sua corretora, você deve tentar, no limite do possível, resolver a situação lá mesmo. Lembre-se que se o seu cliente quisesse conversar por telefone, ele teria te ligado.

Não faça da sua página no Facebook um SAC que não resolve os problemas do seu cliente

Não faça da sua página no Facebook um SAC que não resolve os problemas do seu cliente.
Imagem: superstorm.com.br

Contrate uma agência ou freelancer

Se você já se deu conta da importância que o Facebook pode ter para a sua corretora de seguros, mas não conta com recursos e conhecimento suficientes para gerenciar uma página por conta própria, busque uma agência de publicidade ou freelancer em social media (termo usado para designar profissionais especializados na comunicação empresarial em redes sociais) que gerencie sua página de maneira profissional. É muito comum que, ao buscar este tipo de serviço em uma agência, você seja apresentado a diversas outras ferramentas de marketing digital, que podem integrar uma estratégia completa de marketing na web para a sua corretora.

Busque outras redes

Existem outras redes sociais para você complementar sua estratégia na mídia digital, investindo seu tempo e dinheiro, além do Facebook. O mais importante, para que você obtenha sucesso decidindo seu canal, é saber onde o seu público está. Isto vai depender do posicionamento da sua corretora de seguros.  A partir daí, por meio de uma simples pesquisa, você pode descobrir quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu cliente e então voltar seus holofotes a ela, mas cuidado: não tente estar em todas as redes ao mesmo tempo, faça uma seleção e concentre seus esforços em apenas duas ou três delas. Se você quer saber mais sobre estratégias completas de marketing digital para corretora de seguros, acompanhe nosso blog.

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Por Mauricio dos Santos ""

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