Great Place to Work – O que é e como a Virtual chegou lá

Publicado em: 04/09/2017

Great-Place-to-Work-O-que-é-e-como-a-Virtual-chegou-lá - QR Code 2

Você conhece a empresa “Great Place to Work”? Ou conhece a lista que carrega o mesmo nome? Se a resposta foi “não”, pode ficar tranquilo, pois vamos explicar para qual é o significado desta nomenclatura. Mas já lhe adiantamos: em seu ranking, a Virtual se classificou entre as melhores empresas do Brasil para se trabalhar. Quer saber mais como funciona a premiação e como fomos tão bem nela? Leia a seguir.

O que é o Great Place to Work?

A GPTW é uma empresa americana de consultoria, presente em mais de 50 países, que trabalha para avaliar a qualidade e excelência do ambiente de trabalho das empresas contratantes por meio de avaliações através de critérios próprios e entrevistas com os colaboradores das empresas. A missão da organização é: “Construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work. A história da empresa iniciou-se ainda na década de 1980, com Robert Levering, um jornalista que atuava próximo a áreas de trabalho, pois “cobria” acontecimentos relacionados a conflitos trabalhistas. Um dia, Robert foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas americanas para se trabalhar, devido ao seu vasto conhecimento de campo e experiência na área, porém, ele se negou a escrever tal livro, afirmando que não existiria nenhuma empresa boa para se trabalhar, na perspectiva dos funcionários. Robert chegou até a sugerir o oposto: um livro sobre as piores empresas para se trabalhar e a editora considerou a possibilidade de realizar tal lançamento, a ideia só não foi para frente porque poderiam ocorrer inúmeros processos judiciais por parte das empresas “vencedoras”.

Picture1

Robert Levering, o fundador do Great Place to Work. Imagem: roche.com

Depois de muita insistência, o fundador da GPTW concordou em escrever o livro e partiu em sua saga, no melhor estilo jornalista, entrevistando em sigilo milhares de trabalhadores das mais diversas empresas americanas. A princípio, ele encontrou o que esperava: trabalhadores insatisfeitos com seus empregadores. Porém, em meio a esta insatisfação, surpreendeu-se ao encontrar pessoas que tinham amor pela profissão e gostavam da empresa em que trabalhavam e dos colegas de trabalho.

Levering, após fazer sua descoberta e publicar o seu livro, decidiu abandonar sua carreira de jornalista e investiu seus recursos para abrir um escritório chamado Great Place To Work, resolvendo dedicar sua carreira para estudar o tema. Ele concluiu que não só existiam bons lugares para trabalhar, mas também que qualquer empresa poderia se tornar um lugar agradável para os funcionários.

Capa do primeiro livro de Levering: 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América

Capa do primeiro livro de Levering: 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América.
Imagem: abebooks.com

Após isto, ele escreveu mais um livro para estudar os motivos pelos quais as pessoas gostavam de trabalhar naquelas empresas e descobriu 3 justificativas em comum dentre as respostas: orgulho da profissão e da empresa; empatia pelos colegas de trabalho e espírito de equipe; confiança nos líderes da empresa. Desde então, a Great Place To Work teve um enorme crescimento, Robert Levering publicou outros livros, continuou seu estudo e transformou a empresa em uma consultoria, dedicada a transformar as empresas do mundo todo em bons lugares para se trabalhar, através de metodologias criadas em anos e anos de estudo.

Atualmente, a GPTW conta com uma lista homônima anual, que divulga as melhores empresas para se trabalhar e está presente em mais de 50 países, o objetivo é divulgar o nome de empresas que criam bons ambientes de trabalho para seus funcionários e estimular que cada vez mais isso aconteça.

Por que ser um Great Place to Work?

Robert Levering afirma que quando uma empresa é um bom lugar para trabalhar, isto influencia positivamente nos resultados de vendas. Ele se baseia em uma comparação feita com as empresas de capital aberto com altos índices na bolsa de valores, segundo a revista Fortune. Um grande número de empresas que é considerada um GPTW figura entre as mais bem-sucedidas no mundo dos negócios, superando os índices médios da bolsa. Além de que claro, ser uma GTPW é reflexo de um bom relacionamento com os colaboradores, bom ambiente de trabalho, espírito de equipe e harmonia. Assim, todos ficam felizes.

Olha só a carinha de felicidade desses bonitinhos da nossa equipe

Olha só a carinha de felicidade desses bonitinhos da nossa equipe.

Como a Virtual foi certificada no GPTW?

Nós somos uma empresa que desenvolve sistemas para corretora de seguros que querem melhorar sua gestão e automatizar seus processos. Como nos tornamos uma ótima empresa para se trabalhar? Primeiramente, nos importando de verdade com a nossa equipe. Nós desenvolvemos planos de ação para aplicar melhorias baseadas nas necessidades do nosso time de colaboradores e implementamos, dentre outras ações: planos de carreira, pesquisas, treinamentos, benefícios especiais e datas comemorativas, tudo isto, visando ser um Great Place to Work. Confira algumas características mais importantes que consolidaram a Virtual um bom lugar para se trabalhar (além das carinhas felizes dos membros da nossa equipe) e que podem render algumas ideias para implementar na sua corretora de seguros:

Parte de nossa equipe praticando ginástica laboral

Parte de nossa equipe praticando ginástica laboral.

– Avaliações e desenvolvimento pessoal

Determinamos uma reunião semanal da equipe com o CEO da empresa, além de estimular o desenvolvimento individual contínuo, através de feedbacks e treinamentos semanais e mensais. Realizamos pesquisas mensais e anuais para medir os índices de felicidade e avaliar o comportamental da equipe, além das próprias pesquisas GPTW. Também desenvolvemos planos de carreira para todos os setores da empresa.

– Benefícios

Oferecemos benefícios básicos para cada um de nossos colaboradores, como: seguro de vida, plano odontológico e de saúde, convênio em farmácias, vale alimentação e bônus de assiduidade. No Natal, premiamos a todos com bônus em dinheiro, conforme o atingimento de metas, tanto as individuais, quanto as da empresa.

– Projeto Qualidade de Vida

Com este projeto, nosso objetivo é zelar por uma vida saudável de cada um de nossos funcionários. Nisso, se inclui a ginástica laboral na própria empresa, desconto em academia e consultas com nutricionista.

– Lazer e recreação

Temos uma preocupação especial com os momentos de lazer da nossa equipe, por isso criamos uma biblioteca interna, um espaço para prática de esportes, como vôlei e basquete e sempre temos um lanchinho especial toda tarde (as vezes tem até bolo).

Uma sinuquinha para descontrair no nosso espaço de recreação
Uma sinuquinha para descontrair no nosso espaço de recreação.

– Eventos especiais

Muitas datas são especialíssimas para nós e não podemos deixá-las passar em branco. Criamos o Virtualversário, para comemorar os anos de empresa do colaborador, as Virtualecas, um dinheiro fictício que pode ser ganho através da participação em projetos e cumprimento de metas, podendo ser resgatado como ingressos para cinema, happy hour e vários outros prêmios. E o VirtualWorker Day, um dia que conta com eventos especiais em homenagem aos membros da equipe da Virtual.

Agradecemos imensamente pelo reconhecimento

Para nós, é uma grande honra ver o nome da Virtual figurando entre as melhores empresas para se trabalhar, isto demonstra que estamos, mais do que nunca, consolidando o nosso nome no meio de grandes empresas do país e sendo referência como desenvolvedora de sistemas para corretora de seguros. Os VirtualWorker’s agradecem!

Somos uma empresa que desenvolve sistemas para corretora de seguros. Clique aqui e saiba mais sobre a Virtual.

Por Mauricio "Grandad" dos Santos

CEO

Mauricio é o fundador e CEO da Virtual. É um líder nato e tem uma vasta experiência no mercado de seguros, com mais de 25 anos de atuação. Ele é o "Grandad" porque trabalha com uma equipe bem mais jovem com a qual compartilha conhecimentos e experiência, também gosta de praticar esportes especialmente corrida de rua.

NEWSLETTERReceba Informações e dicas